Elegias
77 pages
Português
Le téléchargement nécessite un accès à la bibliothèque YouScribe
Tout savoir sur nos offres
77 pages
Português
Le téléchargement nécessite un accès à la bibliothèque YouScribe
Tout savoir sur nos offres

Description

The Project Gutenberg EBook of Elegias, by Teixeira de PascoaesThis eBook is for the use of anyone anywhere at no cost and with almost no restrictions whatsoever. You may copy it,give it away or re-use it under the terms of the Project Gutenberg License included with this eBook or online atwww.gutenberg.orgTitle: ElegiasAuthor: Teixeira de PascoaesRelease Date: October 20, 2007 [EBook #23105]Language: Portuguese*** START OF THIS PROJECT GUTENBERG EBOOK ELEGIAS ***Produced by Vasco SalgadoTEIXEIRA DE PASCOAES+ELEGIAS+1912ELEGIASOBRAS DO AUTORSempre—1897Terra Prohibida—1899Sempre (2.^a edição)—1902Jesus e Pan—1903Para a Luz—1904Vida Etherea—1906As Sombras—1907Senhora da Noite—1908Marános—1911Regresso ao Paraiso—1912O Espirito Lusitano ou o Saudosismo—1912O Doido e a Morte—1913TEIXEIRA DE PASCOAES+ELEGIAS+1912PREFACIONão tencionava publicar este livro. A dôr que ele contem, muito embora arrefecida ao tomar expressão verbal, ésagrada para mim.Estes versos, nascidos da morte d'uma creança bem amada, fôram escriptos para seus Paes e Avós, para as pessoasque a rodearam de carinhos durante a sua doença e para os meus intimos amigos de alma.O soffrimento verdadeiro não ama a luz do mundo. Quem chora, esconde o rôsto. A dôr oculta-se por conhecer adesharmonia de que é feita.Mas quando soube da subscripção nacional aberta a favor do divino Poeta da "Historia de Jesus" para as creancinhaslerem, resolvi pôr á venda este livro, com o fim de ...

Informations

Publié par
Publié le 08 décembre 2010
Nombre de lectures 47
Langue Português

Extrait

The Project Gutenberg EBook of Elegias, byTeixeira de PascoaesThis eBook is for the use of anyone anywhere atno cost and with almost no restrictions whatsoever.You may copy it, give it away or re-use it under theterms of the Project Gutenberg License includedwith this eBook or online at www.gutenberg.orgTitle: ElegiasAuthor: Teixeira de PascoaesRelease Date: October 20, 2007 [EBook #23105]Language: Portuguese*E*B* OSTOAK RETL EOGF ITAHSI *S* *PROJECT GUTENBERGProduced by Vasco Salgado
TEIXEIRA DEPASCOAES+ELEGIAS+2191
ELEGIAS
OBRAS DO AUTORSempre—1897Terra Prohibida—1899Sempre (2.^a edição)—1902Jesus e Pan—1903Para a Luz—1904Vida Etherea—1906As Sombras—1907Senhora da Noite—1908Marános—1911Regresso ao Paraiso—1912O Espirito Lusitano ou o Saudosismo—1912O Doido e a Morte—1913
TEIXEIRLE+GE2191+SAIAD  EAPCSAOSE
PREFACIONão tencionava publicar este livro. A dôr que elecontem, muito embora arrefecida ao tomarexpressão verbal, é sagrada para mim.Estes versos, nascidos da morte d'uma creançabem amada, fôram escriptos para seus Paes eAvós, para as pessoas que a rodearam decarinhos durante a sua doença e para os meusintimos amigos de alma.O soffrimento verdadeiro não ama a luz do mundo.Quem chora, esconde o rôsto. A dôr oculta-se porconhecer a desharmonia de que é feita.Mas quando soube da subscripção nacional abertaa favor do divino Poeta da "Historia de Jesus" paraas creancinhas lerem, resolvi pôr á venda estelivro, com o fim de inscrever o seu producto, aindaque modesto, na subscripção referida.Fui eu que resolvi?… Gomes Leal verá noproducto das "Elegias" não a minha pessoa, mas oproprio espirito d'essa Creança…É ela a agradecer-lhe a dedicatoria do Poema,sublime de emoção religiosa, onde murmura,eternamente viva, a alma de Jesus.Março de 1913.
[Nota do Transcritor: Aqui surge a assinatura doautor.]DEDICATORIAEste pequeno livro é para ti,Minha irmã. Has de lê-lo com amor,Pois nele encontrarás o que soffriE uma sombra talvez da tua dôr.E nele, embora em nevoa, encontrarásA Imagem de teu Filho…                        Ó minha irmã,Sei que és a campa viva onde ele jaz;Sei que este livro é cinza, poeira vãQue eu espalho em redor da tua cruz…Mas ante a negra dôr que me tortura,Quiz vingar-me da Morte, e ergui á luz,Cantando, este meu calix de amargura.
MÃE DOLOROSAVi-o doente, ouvi os seus gemidos;AS inMtoã ea  bmaiexmavoari ao sn eolghroa,s  adoo lroericdoorsdá-lo!Sobre o Filho. E era a Dôr a contemplá-lo!Depois, nesses instantes esquecidos,Ou lhe falava ou punha-se a beijá-lo…Mas, retomando, subito, os sentidos,Estremecia toda em grande abalo!Fugia de ao pé dele suffocada,A sua escura trança desgrenhada,Os seus olhos abertos de terror!E então, num desespêro, a Mãe chorava,E, por entre gemidos, só gritava:Amôr! amôr! amôr! amôr! amôr!
JUNTO DELEQue terrivel tragedia ver a gente,No seu exiguo e doloroso leito,Uma creança morta, um Inocente,Um pequenino Amôr inda perfeito!AO hd oq ugeé limdiom roôssta o pcaolindtêrsa fterietom!enteAÓ  adsô r,m óã odsôinr,h carsu zdae dcaêsr as,o dborec eom peenittoe!,Ó Deus cruel que matas as Creanças!Auroras para o nosso coração,Alegrias, alivios, esperanças!Não sei quem és; eu não te entendo, Deus!E penso, com terror, na escuridãoDesse teu Reino tragico dos Céus…
NAS TREVASComo estou só no mundo! Como tudo É lagrima esilencio!Ó tristêsa das Cousas, quando é noiteNa terra e em nosso espirito!… TristêsaQue se anuncia em vultos de arvoredos,Em rochas diluidas na penumbraE soluços de vento perpassandoNa tenebrosa lividez do céu…Ó tristêsa das Cousas! Noite morta!Pavor! Desolação! Escura noite!Phantastica Paisagem,Desde o soturno espaço á fria terraToda vestida em sombra de amargura!Êrma noite fechada! Nem um leveRiso vago de estrela se adivinha…Sómente as grossas lagrimas da chuvaEscorrem pela face do Silencio…PCioedma edses, enso litaeb inoes grmao! rtNoãso  dme eP hbaeinjteassma!Ó Sol, vem alumiar a minha dôrQue, perdida na sombra, se dilataE mais profundamente se enraizaNesta carne a sangrar que é a minha alma!Ilumina-te, ó Noite! Ó Vento, cála-te!
  • Univers Univers
  • Ebooks Ebooks
  • Livres audio Livres audio
  • Presse Presse
  • Podcasts Podcasts
  • BD BD
  • Documents Documents