Newsletter
2 pages
Português

Découvre YouScribe en t'inscrivant gratuitement

Je m'inscris

Découvre YouScribe en t'inscrivant gratuitement

Je m'inscris
Obtenez un accès à la bibliothèque pour le consulter en ligne
En savoir plus
2 pages
Português
Obtenez un accès à la bibliothèque pour le consulter en ligne
En savoir plus

Description

ISSN 1560-1900N.° 76 > Setembro/Outubro de 2005 [PT]Comissão EuropeiaNewsletter Direcção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento RuralBananas: o braço-de-ferro continua sem fim à vistaestava então estabelecido em 680 euros/t, um direito de A UE requereu uma segunda arbitragem da OMC importação de 230 euros/t, com uma quota de 2 653 000 tone-em relação à sua proposta revista para o regime ladas à taxa de 75 euros/t para as NMF (com direito nulo para de importação de bananasos países ACP).No seguimento da apresentação pela Comissão Europeia, em Setembro, de uma proposta revista para o regime pautal aplicável às bananas, a UE reque- A última arbitragem teve lugar a pedido do Brasil, Colôm-reu uma segunda arbitragem da OMC. A Comissão analisou cuidadosamente a bia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, decisão da primeira arbitragem e está confiante de que a proposta revista, que Panamá e Venezuela. A decisão dessa arbitragem, proferida prevê um direito de importação de 187 euros/tonelada para os fornecedores em 1 de Agosto de 2005, considera que o direito proposto, das nações mais favorecidas (NMF) e um contingente pautal de 775 000 tone- de 230 euros/t, não permitiria manter pelo menos as mesmas ladas com direito nulo para as bananas originárias dos países ACP permitirá condições de acesso dos fornecedores NMF ao mercado.

Sujets

Informations

Publié par
Nombre de lectures 22
Langue Português

Extrait

ISSN 15601900
Bananas: o braçodeferro continua sem fim à vista
Volumes DireitoDireito Para coocar um ponto ina na proongada dsputa em reação às bananas, a UE chegou a acordo com o Equador e com osContingente (tonelaaplicado ACP Estados Undos, em 2001, no sentdo de passar de um sstemadas) (EUR/t)(EUR/t) de mportação compexo, baseado numa combnação de dre-Contngente gera2 653 00075 0 tos de mportação e de quotas para as bananas, para um regme Contngente ACP775 000– 0 excusvamente pauta, a partr de 1 de Janero de 2006. Para os novos Estados-Membros, 460000 750 Em conformdade com esse entendmento, a UE propôs em em 2005 Janero de 2005, em substtução do dreto consodado que
N.° 76 > Setembro/Outubro de 2005[PT]
Aprimeiraviagemoficial deMariannFischer Boel aosEstados Unidos(Washing ton) marca um passo em frente nas negociações da Agenda de Doha para o Desenvolvimento. Já foi realizado um importante trabalho de preparação para a intensificação dos contactos ao longo dos próximos meses, e as perspectivas para Hong Kong parecem ser mais optimistas.
Quando já só fatam agumas semanas para a vta reunão mns-tera da Organzação Munda do Comérco, em Hong Kong, a comssára Fscher Boe desocou-se a Washngton em meados de Setembro para um ntenso programa de reunões com a Admnstração e com os membros do Congresso dos EUA.
O programa da comssára começou, poucas horas depos de ter aterrado na capta amercana, por uma reunão com o comssáro Mandesson, com o representante dos EUA para o Comérco, Rob Portman, e com o secretáro para a Agrcutura dos EUA, Mke Johanns.
Primeira missão de Mariann Fischer Boel em Washington
Depos de meses em que os prncpas protagonstas estve-ram a «utar contra a própra sombra», a vagem a Washngton representou um verdadero passo em frente nas negocações da Agenda de Doha para o Desenvovmento. As conversações foram muto abertas e permtram a ambas as partes apresen-
DirecçãoGeral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural
Comissão Europeia
Newsletter
Depos das consutas mantdas pea Comssão com as partes nteressadas e os países ACP em questão, fo agora soctado à mesma nstânca arbtra que decare, no prazo de 30 das a contar da data de apresentação do respectvo peddo, 26 de Setembro, se a UE corrgu ou não a stuação. O procedmento de arbtragem tem de estar concuído a tempo para permtr a concusão dos procedmentos nternos necessáros para a entrada em vgor do novo regme em 1 de Janero de 2006.
Em Setembro útmo, a UE apresentou uma nova proposta, revsta à uz da decsão da arbtragem, que prevê um dreto de mportação de 187 euros/t para os fornecedores NMF e um contngente pauta de 775 000 toneadas com dreto nuo para as bananas orgnáras dos países ACP. A proposta revsta permte manter peo menos as mesmas condções de acesso dos fornecedores NMF ao mercado e um níve de preferênca equvaente ao já exstente para as bananas ACP.
No seguimento da apresentação pela Comissão Europeia, em Setembro, de uma proposta revista para o regime pautal aplicável às bananas, a UE reque reu uma segunda arbitragem da OMC. A Comissão analisou cuidadosamente a decisão da primeira arbitragem e está confiante de que a proposta revista, que prevê um direito de importação de 187 euros/tonelada para os fornecedores das nações mais favorecidas (NMF) e um contingente pautal de 775 000 tone ladas com direito nulo para as bananas originárias dos países ACP permitirá manter a garantia de acesso dos fornecedores NMF ao mercado e um nível de preferência para os fornecedores ACP equivalente ao que existe no actual regime. Mantémse a intenção de passar a um sistema exclusivamente pautal a partir de 1 de Janeiro de 2006.
«A UE anasou cudadosamente a decsão da arbtragem, procedeu à revsão da sua proposta em conformdade com a mesma e ncou consutas, nessa base, com os nossos par-ceros da Amérca Latna e dos países ACP. Apesar dos nossos esforços, não fo possíve chegar a um acordo com os nossos parceros, que, pea sua parte, não apresentaram quaquer proposta aternatva. Está pratcamente esgotado o tempo de que dspomos para ntroduzr um regme excusvamente pau-ta até ao níco do próxmo ano, o que nos evou a requerer hoje uma segunda ronda de arbtragem. Contnuo esperan-çada de que se possa encontrar, nesta proongada dsputa, uma soução que seja acetáve para todos», airmou Marann Fscher Boe, membro da Comssão responsáve pea Agrcu-tura e peo Desenvovmento Rura.
estava então estabeecdo em 680 euros/t, um dreto de mportação de 230 euros/t, com uma quota de 2 653 000 tone-adas à taxa de 75 euros/t para as NMF (com dreto nuo para os países ACP).
A UE requereu uma segunda arbitragem da OMC em relação à sua proposta revista para o regime de importação de bananas
A útma arbtragem teve ugar a peddo do Bras, Coôm-ba, Costa Rca, Equador, Guatemaa, Honduras, Ncarágua, Panamá e Venezuea. A decsão dessa arbtragem, proferda em 1 de Agosto de 2005, consdera que o dreto proposto, de 230 euros/t, não permtra manter peo menos as mesmas condções de acesso dos fornecedores NMF ao mercado.
  • Univers Univers
  • Ebooks Ebooks
  • Livres audio Livres audio
  • Presse Presse
  • Podcasts Podcasts
  • BD BD
  • Documents Documents