Cette publication ne fait pas partie de la bibliothèque YouScribe
Elle est disponible uniquement à l'achat (la librairie de YouScribe)
Achetez pour : 5,49 € Lire un extrait

Téléchargement

Format(s) : PDF

avec DRM

Gran angular : Carnaval de animais - 1

De
52 pages

A estória conta as aventuras do tigre da Tasmânia. Este tigre pertence ao grupo de espécies desaparecidas há um século. Mas ainda há um espécime. O caso é tão raro que o tigre é convocado a aparecer perante um juiz inglês com peruca que dita uma sentença de morte, pois a sua realidade não corresponde aos textos que determinam o desaparecimento da espécie. O animal consegue escapar e viaja para se esconder. Encontra-se no meio de quatro carnavais por todo o mundo: Nova Orleães, Rio de Janeiro, Filipinas e Veneza. Por trás das máscaras, descobre outras realidades tão urgentes como a sua. Por trás do disfarce e da folia, comuns a todos os carnavais, existem outros mundos, outras realidades que merecem ser reconhecidas, pois formam parte essencial do nosso mundo. Esta obra aborda uma atitude de vida e permite que nos apercebamos de que, apesar de uma solidão aparente, produzem-se muitas realidades parecidas em ambientes diversos.

Voir plus Voir moins
TILACINO (THYLACINUS CYNOCEPHALUS), TAMBÉM CONHECIDO COMO LOBO DA TASMÂNIA, LOBO MARSUPIAL OU TIGRE DA TASMÂNIA. CARNÍVORO MARSUPIAL DE TAMANHO MÉDIO, NATIVO DA AUSTRÁLIA.
3
Sonharam uns passos num passeio comprido repleto de velhos papéis que um dia viriam a ter grande importância, mas hoje em dia servem apenas para dar utilidade a umas estantes gastas. Um funcionário pançudo, com ar cinzento e velho, sopra tentando dar dignidade institucional ao seu passo lento. Ao fundo, espera-o A AUTORIDADE.
ARF, ARF, SUA EMINÊNCIA. O ÚLTIMO RELATÓRIO.
4
O QUE SERIA DO MUNDO SEM A NOSSA BUROCRACIA E SABEDORIA…
O SENHOR TEM TODA A RAZÃO, TODA.
EXTINTO! AH AH AH AH AH, AH AH AH AH AH…!
Mais uma espécie. Mais uma de uma lista comprida que não acaba mais. A raça humana cobrava uma nova vítima ao reino animal. Embora a extinsão do tilacino não tivesse sido completa…
5
O tilacino (thylacinus cynocephalus), também conhecido como lobo da tasmânia, lobo marsupial ou tigre da tasmânia, a quem a partir de agora conheceremos como Tasmi, aproxima-se do porto num velho cargueiro conhecedor de melhores épocas. Chega a Kalibo, uma ilha das Filipinas. Tasmi procura aquilo de que lhe falou um velho canguru às portas da morte. Um lugar onde pode viver sem agústias, longe dos humanos, esses que tinham contribuído para a sua quase total extinção.
TASMI, O MEU FIM ESTÁ MUITO PRÓXIMO. ESTOU DEMASIADO VELHO E A VIDA FOI BASTANTE DURA PARA MIM... JÁ SÓ SOBRAS TU DA ESPÉCIE DE TODOS OS TIGRES DA TASMÂNIA. O HOMEM CONSEGUIU A TUA EXTINÇÃO. SE OS INVESTIGADORES TE ENCONTRAM, ESTUDAR-TE-ÃO A FUNDO E NÃO TE DEIXARÃO EM PAZ. SERIA MELHOR QUE TIVESSES MORRIDO. MAS ÉS JOVEM E DEVES SOBREVIVER. NÃO NESTE MUNDO, MAS SIM NA TERRA PROMETIDA DOS ANIMAIS. É LÁ QUE SE REÚNEM E VIVEM OS ANIMAIS QUE FORAM CONSIDERADOS EXTINTOS PELOS HUMANOS.
6
MAS... ONDE FICA ESSE PARAÍSO?
7