A União Europeia torna-se maior
2 pages
Português
2 pages
Português
Le téléchargement nécessite un accès à la bibliothèque YouScribe
Tout savoir sur nos offres

Description

Alargamento: Para uma Europa Lituia MaltaBulgia Replica Checa Estia Chipre Letia Hungria maior e mais forteˇ[BalgarijaB˘lgarija] [ Ceská Republika] [Eesti] [Latvija][Kypros— Kıbrıs] [ Lietuva] [Magyarország] [Malta]A União Europeia prepara BG CZ LTEST MCY LV Hactualmente o seu mais ambiciosoprojecto de alargamento desdesempre. O objectivo é unificar ocontinente europeu, consolidando apaz e a democracia e permitir queos seus povos partilhem osbenefícios dos progressos e dobem-estar proporcionados pelaintegração europeia.EKA EKA EKA© FOTOstock EKA EKA© © FOTOstock EKA© © © © ©Os 13 países descritos no presentefolheto apresentaram a suacandidatura à União Europeia.Destes 13 países, 10 esperam que aadesão tenha lugar em 2004.Capital: Sófia [Sofija] Capital: Budapeste [Budapest] Capital: La Valeta [Valetta]Capital: Praga [Praha] Capital: Tallin [Tallinn] Capital: Riga [Riga] Capital: Vilnius [Vilnius] Mais informações sobre a União EuropeiaCapital: Nicósia Para aderir à União Europeia, os[Lefkosia — Lefkos ¸a]Língua: búlgaro [bulgarski ] Na Internet, através do servidor Europa (http://www.europa.eu.int), hápaíses devem dispor de uma Língua: húngaro [magyar] Línguas: maltês e inglês Língua: checo [cˇes ˇtina] Língua: lituano [lietuvu]Língua: estónio [eesti keel] informações em todas as línguas oficiais da União Europeia.

Sujets

Informations

Publié par
Nombre de lectures 11
Langue Português
Poids de l'ouvrage 2 Mo

Extrait

coroa checa ˇ [Ceská koruna]
checo[ina]esˇtˇc
C a p i t a l : L í n g u a : M o e d a :
Praga[Praha]
Trata-se de um país predominantemente plano nas as costas orientais do mar Báltico, com 1 400 lagos e 1 521 ilhas. Grande parte da terra está cultivada ou é ocupada por florestas. O estónio, próximo do finlandês, é falado há mais de mil anos.
Desde a ocupação do norte da ilha em 1974, a comunidade cipriota turca foi separada da comunidade cipriota grega do sul.
Mais de 95% do país é coberto por montanhas e colinas que fazem dele o local ideal para esquiar, praticar ciclismo de montanha e grandes caminhadas.
A República Checa produz cerveja mundialmente célebre, bem como água mineral proveniente de mais de 900 fontes naturais (um recorde mundial).
Tallin é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa e o turismo representa 15% do produto interno bruto da Estónia.
Hungria [Magyarország] H
Estónia [Eesti] ES T
EKA ©
República Checa ˇ [Ceská Republika] C Z
EKA ©
Letónia [Latvija] L V
É possível obter notícias, documentos e outras informações sobre o alargamento da União Europeia no sítioweb europa.eu.int/comm/enlargement
A Hungria é um país dominado pela música que, na sua tradição folclórica, inspirou grandes compositores húngaros como Liszt, Bartok e Kodaly.
Ao que parece, existem mais pessoas centenárias na Bulgária do que em qualquer outra parte do globo — recorde que se poderá atribuir ao consumo de iogurte em grandes quantidades.
O estónios são grandes apreciadores de saunas que lhes garantem os benefícios de um calor intenso durante os longos e sombrios meses de Inverno.
A Estónia é um dos países com mais ligações Internet em todo o mundo.
EKA ©
C a p i t a l :Tallin[Tallinn] L í n g u a :estónio[eesti keel] M o e d a :coroa estónia [eesti kroon]
Vilnius[Vilnius]
As exportações da Bulgária incluem o vinho e o óleo de rosas para a indústria mundial do perfume.
A capital, Budapeste, ergue-se sobre o Danúbio. É uma cidade rica do ponto de vista histórico e cultural e célebre pelas suas nascentes de água com propriedades curativas.
Alargamento: Para uma Europa maior e mais forteBulgária [Ba˘lgarija] A União Europeia prepara BG actualmente o seu mais ambicioso projecto de alargamento desde sempre. O objectivo é unificar o continente europeu, consolidando a paz e a democracia e permitir que os seus povos partilhem os benefícios dos progressos e do bem-estar proporcionados pela integração europeia. EKA © Os 13 países descritos no presente folheto apresentaram a sua candidatura à União Europeia. Destes 13 países, 10 esperam que a adesão tenha lugar em 2004. C a p i t a l :Sófia[Sofija ] Para aderir à União Europeia, os L í n g u a :búlgaro[bulgarski ] países devem dispor de uma democracia estável, que garanta o M o e d a :lev[lev ] Estado de direito, os direitos humanos e a protecção das minorias, uma economia de mercado viável, bem como uma Fundada em 681, a Bulgária é administração pública à altura de um dos mais antigos estados do poder aplicar a legislação da União continente europeu. 85% dos Europeia. búlgaros são cristãos ortodoxos e 13% muçulmanos. Cerca de A União Europeia auxilia os países 10% são de origem turca e 3% candidatos a preencher estes são romanichéis. critérios.
A população é constituída por cerca de 80% de lituanos, 11% de polacos e 7% de russos.
GABINETE DA COMISSÃO EUROPEIA
EUROPEDIRECTé um serviço telefónico gratuito que ajuda a encontrar respostas às questões sobre a União Europeia e fornece informações acerca dos direitos e oportunidades de que os cidadãos da UE beneficiam:
FOTOstock ©
EKA ©
A capital, Praga, é uma cidade milenária e possui um rico património arquitectónico histórico de vários estilos.
Na célebre costa do mar Negro fica Nesebur que possui tesouros arquitectónicos com três mil anos. É património mundial da Unesco.
Lituânia [Lietuva] L T
EKA ©
GABINETE DO PARLAMENTO EUROPEU
Embora a língua nacional seja o maltês, o inglês é também reconhecido como língua oficial. Muitos malteses possuem ainda bons conhecimentos de italiano.
Chipre [Kypros — Kıbrıs] C Y
Malta [Malta] M
Mais informações sobre a União Europeia
00800 6 7 8 9 10 11
Na Internet, através do servidor Europa (http://www.europa.eu.int), há informações em todas as línguas oficiais da União Europeia.
Para obter informações e publicações em lingua portuguesa sobre a União Europeia, pode contactar:
C a p i t a l : L í n g u a : M o e d a :
litas[litas]
C a p i t a l :Riga[Riga] C a p i t a l :Nicósia [LeiaLfkos¸s]afeok L í n g u a :Letlands[uvaiesˇlatvadol] L í n g u a s :grego e turco [ellinika — türkçe] M o e d a :lats[lats] M o e d a :libra cipriota [lira kyprou — kıbrıs lirası] Chipre está há muito situadoA Letónia, situada na costa do numa encruzilhada entre amar Báltico, é um país de baixa Europa, a Ásia e África e aindaaltitude com vastas florestas que apresenta muitos vestígios dasfornecem grandes quantidades sucessivas civilizações – Koukliade madeira paraas indústrias abrigou outrora o grandeda construção e do papel. santuário de Afrodite (Vénus). É rico em fauna selvagem e a O teatro clássico ao ar livre epesca é uma actividade tradições ancestrais como oimportante. famoso festival do vinho mantêm a mesma intensidadeEtnicamente, 56% da população de sempre.é constituída por indivíduos de etnia letã e 30% de etnia russa. As principais actividadesMais de um terço habita na económicas da ilha são ocapital Riga. turismo, as exportações da indústria do vestuário e deFundada em 1201, Riga é a artesanato e a marinhamaior cidade dos estados mercante. O artesanatobálticos. A sua estátua da tradicional inclui os bordados, aLiberdade, com 43 metros, é a olaria e o trabalho do ferro.mais alta da Europa.
Não obstante a importância do turismo em Malta, o sector dos serviços está em plena expansão graças à flexibilidade da mão de obra maltesa e à sua grande capacidade de adaptação a novas circunstâncias.
Comissão Europeia Direcção-Geral Imprensa e Comunicação Publicações B-1049 Bruxelles
Existem representações ou gabinetes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu em todos os Estados-Membros da União Europeia. Noutros países do mundo existem delegações da Comissão Europeia.
Gabinete em Portugal— Lisboa Tel.: (351) 213 57 80 31/213 57 82 98 Fax: (351) 213 54 00 04 Internet: http://www.parleurop.pt E-mail: EPLisboa@europarl.eu.int
Gabinete em Portugal— Lisboa Tel.: (351) 213 50 98 00 Internet: htpp://www.euroinfo.ce.pt E-mail: burlis@cec.eu.int
C a p i t a l :Budapeste[Budapest] L í n g u a :húngaro[magyar] M o e d a :forint[forint]
lituano[lietuvu]
A oeste, a Hungria é um país de colinas e a leste é plana e fértil – um paraíso para as aves migratórias. O lago Balaton, uma popular estância turística, é o maior da Europa Central.
A presente publicação é editada em todas as línguas oficiais da União Europeia: alemão, dinamarquês, espanhol, finlandês, francês, grego, inglês, italiano, neerlandês, português e sueco.
Malta, no coração do Mediterrâneo, é um cadinho de civilizações milenárias. As suas fortificações maciças testemunham a coragem demonstrada ao longo dos séculos pelo povo maltês na defesa da sua ilha.
O Húngaro não apresenta qualquer semelhança com outras línguas dos países vizinhos, apresentando apenas afinidades remotas com o finlandês e o estónio.
Manuscrito concluído em Junho de 2002 Capa: RU M E U R S
© Comunidades Europeias, 2002 Reprodução autorizada
Antes da Segunda Guerra Mundial, era um dos 10 estados mais industrializados do mundo e o único país da Europa Central que permaneceu uma democracia até 1938.
A Lituânia, o mais vasto dos estados bálticos, é um país milenário. Possuidezenas de lagos, rios e florestas, bem como 99 km de costa arenosa, incluindo impressionantes dunas.
C a p i t a l :La Valeta[Valetta] L í n g u a s :maltês e inglês [malti — english] M o e d a :lira maltesa[lira maltija]
A capital, Vilnius, é uma cidade pitoresca situada numa margem do rio Vilnia. A sua universidade, fundada em 1579, é uma construção de estilo renascentista com inúmeros pátios interiores, formando uma cidade dentro da cidade.
FOTOstock ©
EKA ©
Polónia [Polska] P L
C a p i t a l : L í n g u a : M o e d a :
Varsóvia[Warszawa] polaco[polski] zloti[złoty]
O estado polaco foi fundado há mais de 1 000 anos e no século XVI foi um dos mais ricos e poderosos da Europa.
O país dispõe de inúmeros recursos minerais naturais, incluindo o sal-gema. A mina Wieliczka, contém uma cidade inteira a 135 metros de profundidade!
Entre os polacos famosos, distinguem-se o astrónomo Copérnico, o compositor Chopin, a cientista Maria Curie--Sklodowska e, evidentemente, o Papa João Paulo II.
Cracóvia — a terceira cidade do país — possui uma das mais antigas universidades da Europa, fundada em 1364.
Roménia [România] R O
EKA ©
C a p i t a l : L í n g u a : Moeda:
Bucareste[Bcuruset¸]i romeno[]˘anâmor leu[leu]
A Roménia, situada no Sudeste da Europa, é um país montanhoso atravessado por quase dois terços do Danúbio.
Etnicamente, é constituído por 90% de romenos e 7% de húngaros. Contrariamente às línguas faladas nos países vizinhos, o romeno deriva do latim.
A capital, Bucareste, possui muitos parques e um museu único ao ar livre que agrupa cerca de 300 construções características de todas as regiões do país.
A aterrorizadora história do «conde Drácula» remonta ao tempo do conde romeno Vlad Dracul que viveu no século XV e cujo filho se celebrizou em tempo de guerra por empalar os inimigos capturados.
Eslovénia [Slovenija] SLO
EKA ©
C a p i t a l : L í n g u a : M o e d a :
Liubliana[Ljubljana]
esloveno[s[lsolovvens˘c˘ina]]
tolar[tolar]
A Eslovénia fez outrora parte do império austro-húngaro e, posteriormente, da Jugoslávia.
O país é montanhoso e os eslovenos são grandes apreciadores de esqui e montanhismo. A montanha mais alta — o monte Triglav (2 864 metros), com três picos — ocupa um lugar de destaque na bandeira nacional.
A capital, Liubliana, foi fundada pelos romanos. A sua universidade, com mais de 20 000 estudantes, contribui para a animada vida cultural da cidade.
Entre as atracções turísticas contam-se as famosas grutas de Postojna com a sua fantástica paisagem de estalactites e estalagmites. A avaliar pelos graffiti, os primeiros turistas visitaram as grutas em 1213.
Eslováquia [Slovensko] S K
EKA ©
C a p i t a l : L í n g u a : M o e d a :
Bratislava[Bratislava]
eslovaco[solevsnyk´zyjak]
coroa eslovaca [slovenská koruna]
A Eslováquia situa-se na Europa Central e é ligada aos países vizinhos pelo Danúbio. O Norte do país contém o Tatra superior, que constitui a cadeia alpina mais pequena do mundo, bem como a região de Spis caracterizada por florestas e profundas ravinas de grande beleza.
As numerosas fortificações erigidas nos cumes das montanhas testemunham a série de invasões de que a Eslováquia foi vítima ao longo da História.
Etnicamente, a população é constituída por 86% de eslovacos, sendo a principal minoria constituída por húngaros.
Bratislava, a capital, possui um rico património arquitectónico medieval e barroco. O grande retábulo da igreja de Levoca é o mais elevado retábulo gótico do mundo.
Turquia [Türkiye] T R
EKA ©
C a p i t a l :Ancara[Ankara] L í n g u a :turco[Türkçe] M o e d a :lira turca [Türk Lirası]
A Turquia é um país vasto que oferece uma grande variedade de paisagens e uma longa faixa costeira sobre os mares Negro e Mediterrâneo.
Situada entre a Europa e a Ásia, a Turquia possui uma grande riqueza cultural e étnica.A sua História estende-se de civilizações antigas, como a hitita, até ao império otomano, passando por um período romano (São Paulo divulgou o cristianismo na região) e bizantino. A actual República da Turquia foi fundada em 1923, enquanto estado de tipo ocidental com património islâmico.
Entre as jóias arquitectónicas da Turquia encontram-se as mesquitas Selimiye e Suleymaniye e a catedral de Santa Sofia, mundialmente famosa.
  • Univers Univers
  • Ebooks Ebooks
  • Livres audio Livres audio
  • Presse Presse
  • Podcasts Podcasts
  • BD BD
  • Documents Documents