Arcaz n.º 5 - Julho de 2014
2 pages
Português

Arcaz n.º 5 - Julho de 2014

-

Le téléchargement nécessite un accès à la bibliothèque YouScribe
Tout savoir sur nos offres
2 pages
Português
Le téléchargement nécessite un accès à la bibliothèque YouScribe
Tout savoir sur nos offres

Description

Folha de informação com destaques dos fundos e da atividade do Arquivo (ADB). Julho de 2014

Informations

Publié par
Publié le 26 juillet 2014
Nombre de lectures 56
Langue Português

Extrait

AsUnidadesCulturaisnos 40 anos daUniversidadeExposiçãodoArquivoDistrital deBragaEstá patente até 11 de setembro a Exposição do Arquivo Distrital de Braga (ADB) na Galeria do Salão Medieval, no Largo do Paço, em Braga. A exposição integra-se no ciclo “ As Unidades Culturais nos 40 anos da Universidade”, promovido pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho e teve o apoio deste órgão. O início foi marcado por um colóquio sobre o que se espera de um Arquivo Distrital na atualidade, com intervenções do Professor Francisco Mendes, docente e investigador da UM, intitulada “2014 ADB – o arquivo na paisagem do futuro”, e da Dr.ª Clotilde Amaral, arquivista e diretora do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, com o título “O papel de um arquivo distrital na sua região”. A exposição do Arquivo Distrital de Braga visa dar a conhecer esta instituição quase centenária, evidenciando o seu percurso, o valor do património arquivístico que custodia e aspetos técnicos e profissionais subjacentes à sua atividade e aos serviços que presta. Além dos painéis, a exposição integra a mostra de publicações e objetos do Arquivo. O Arquivo naFeiradoLivro de BragaO ADB teve as suas edições na Feira do Livro de Braga, no pavilhão do Universidade do Minho. O evento foi também uma oportunidade de dar a conhecer em particular a última edição, “Memórias e diário íntimo de um fidalgo bracarense” a transcrição de um manuscrito de João Luís Jácome e um estudo por Ana Maria Macedo. Esta apresentação ocorreu no salão nobre do Teatro Circo de Braga, no dia 2 de julho. Apesar da Feira do Livro já estar encerrada, os preços da feira mantêm-se até ao último dia da exposição do Arquivo, 11 de setembro de 2014.
5Jul| 2014
arcaz
ArquivoDistritaldeBraga
ARQUIVO DOCONDEDABARCADIGITALIZAÇÃOEDISPONIBILIZAÇÃONA INTERNET
Aproxima-se do fim a digitalização dos documentos no projeto «Arquivo do Conde da Barca: digitalização e disponibilização na Internet». Este projeto visa disponibilizar na Internet o acesso às representações digitais dos documentos que constituem este fundo. No dia 15 de julho iniciou-se a disponibilização na interface de pesquisa do arquivo (pesquisa.adb.uminho.pt) da descrição do fundo e das reproduções digitais dos documentos.
O Arquivo do Conde da Barca, designação dada ao Arquivo da Família Araújo de Azevedo, possui documentação produzida pela família Araújo de Azevedo, da Casa de Sá, em Ponte de Lima.
A documentação foi produzida desde 1486 mas assume particular relevo, pelo volume e pela pertinência, a que foi produzida por António de Araújo e Azevedo (1754-1817), fidalgo da Casa Real, 1.º Conde da Barca, diplomata e membro de diversos governos de Portugal, tendo exercido cargos em Portugal e no Brasil, bem como na Holanda, França e Rússia. Os documentos produzidos por si, dados os assuntos políticos que abordam, são fonte de informação relevante para a história do Brasil colonial e das relações diplomáticas entre os diversos países europeus (potências coloniais: Inglaterra, Países Baixos, Espanha, Alemanha, Rússia e França), a defesa do reino de Portugal (invasões francesas) e o seu Império Ultramarino. Apesar de já ter merecido alguns trabalhos de investigação, grande parte dos documentos continuam desconhecidos. Este facto, a procura de acesso por investigadores de todo o mundo e a sua relevância do, justificaram a candidatura ao Programa de Apoio do Desenvolvimento de Arquivos Ibero-americanos, do Comité Intergovernamental do Iberarquivos (http://cooperacioniberoamericana.org/es/node/72) e o financiamento parcial do projeto. Fundos ou coleções relacionadas: Em Portugal: Arquivo Nacional da Torre do Tombo – Fundo: Ministério dos Negócios Estrangeiros – Sub-fundo: Arquivo da Legação nos Países Baixos. Código de referência: PT/TT/MNE-LPB No Brasil: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro – Coleção de Manuscritos; Arquivo Nacional do Rio de Janeiro – Negócios de Portugal;Museu Imperial de Petrópolis – Arquivo Histórico Fundo: Família Araújo de Azevedo ; Código de referência:PT/UM-ADB/FAM/FAA Sub-fundo: António de Araújo de Azevedo - Conde da Barca ; Cód. Ref.: PT/UM-ADB/FAM/FAA-AAA Emjunho, a produção do Arquivo… e o acesso remoto (Internet)Terminámos junho com 253.543 descrições arquivísticas disponíveis na nossa interface de pesquisa que permitem aceder a 413.901 imagens de documentos. Em maio, a interface de pesquisa registou 4713 utilizadores/sessões de 44 países, de que se destacam 3615 de Portugal, 660 do Brasil, 180 de França, 69 da Suíça, 33 dos Estados Unidos, 25 da Bélgica e 20 da Espanha.
________________________________________________________________________________________________________________________ O “Arcaz” é uma folha informativa do Arquivo Distrital de Braga.www.adb.uminho.ptDiretor: António Sousa.N.º 5 – Julho de 2014Cabeçalho: “Mapa de Ponte de Lima e Ponte da Barca” Arquivo da Família Araújo de Azevedo (Conde da Barca) PT/UM/FAM/FAA. Contactos: telef.: 253601178 ; sec@adb.uminho.ptPesquisas e reproduções: adb@adb.uminho.ptDistribuída por correio eletrónico e disponível noIssuueYouscribeIssuuhttp://issuu.com/ADBraga....|....Youscribehttp://www.youscribe.com/arquivo_adb/ Pesquisa pesquisa.adb.uminho.pt/welcome|Pinteresthttp://pinterest.com/arquivoadb/ |Twitterhttps://twitter.com/arquivo_adb Facebookhttps://www.facebook.com/ADB.UM|LinkedInhttp://www.linkedin.com/company/arquivo-distrital-de-braga-universidade-do-minho
  • Univers Univers
  • Ebooks Ebooks
  • Livres audio Livres audio
  • Presse Presse
  • Podcasts Podcasts
  • BD BD
  • Documents Documents