Teologia Pública Africana
275 pages
Português

Vous pourrez modifier la taille du texte de cet ouvrage

Découvre YouScribe en t'inscrivant gratuitement

Je m'inscris

Teologia Pública Africana , livre ebook

Découvre YouScribe en t'inscrivant gratuitement

Je m'inscris
Obtenez un accès à la bibliothèque pour le consulter en ligne
En savoir plus
275 pages
Português

Vous pourrez modifier la taille du texte de cet ouvrage

Obtenez un accès à la bibliothèque pour le consulter en ligne
En savoir plus

Description

A África precisa de líderes e cristãos de todas as esferas da vida para redescobrir a sua identidade e propósito em todas as esferas da sociedade. A Teologia Pública Africana soa um toque de clarim para realizar esta tarefa vital. Deus criou todos os seres humanos igualmente, pretendendo que vivamos em comunidade e assumamos a responsabilidade pelo mundo ao nosso redor – um mandato sobre o qual precisamos agir.
Através da aplicação fiel das Escrituras aos contextos comuns no continente hoje, colaboradores de toda a África se unem para apresentar uma visão para a África que Deus planejou. Nenhuma solução simplista é oferecida – em vez disso, a Teologia Pública Africana desafia cada leitor a pensar através da aplicação dos princípios bíblicos na sua própria comunidade, local de trabalho e esfera de influência. Se prestarmos atenção aos princípios e lições que a Palavra de Deus tem para a sociedade, cultura e vida pública, então os países de toda a África podem ter esperança dum futuro livre de corrupção e autopromoção e, em vez disso, caracterizado pela administração coletiva e liderança de coração de servo.

Sujets

Informations

Publié par
Date de parution 20 mars 2023
Nombre de lectures 0
EAN13 9781839737640
Langue Português

Informations légales : prix de location à la page 0,1300€. Cette information est donnée uniquement à titre indicatif conformément à la législation en vigueur.

Extrait

A Teologia Pública Africana irá enriquecer o discurso internacional sobre a teologia pública. Africanos de diferentes países e disciplinas teológicas propuseram-se a refletir sobre a tarefa tríplice da teologia pública. Isso significa que eles, em primeiro lugar, explicam os conteúdos públicos inerentes à tradição da fé cristã; em segundo lugar, demonstram a racionalidade pública, a razoabilidade e a lógica da fé cristã; e, em terceiro lugar, exploram e revelam o significado público, sua relevância pública e o impacto público da fé cristã.
Vivendo num continente com tantas preocupações globais, os autores fazem seu trabalho com pathos, ethos e logos. Impulsionados pela compaixão e preocupação, por valores éticos sólidos e pela lógica libertadora de Deus, eles trazem uma nova visão para várias preocupações públicas globais. Eles nos desafiam a nos preocuparmos com as coisas com as quais Deus se preocupa em todos os públicos da vida.
Este livro nos ajudará a sermos discípulos fiéis e cidadãos responsáveis, uma igreja pública fiel e uma instituição engajada da sociedade civil, em contextos locais, globais, continentais e cósmicos.
Nico Koopman, DTh
Vice-Presidente, Social Impact, Transformation and Personnel,
Professor de Teologia Pública e Ética,
Universidade de Stellenbosch, África do Sul
Atualmente todo o cristão comprometido em África concordará que este continente enfrenta enormes problemas de corrupção, mentiras, engano, ganância, assassinato e maldade de todos os tipos. Este é o cenário que este grupo cuidadosamente selecionado de teólogos procura abordar ao insistir que a África que Deus deseja é possível. A teologia pública deve ser vista não apenas como o estudo de Deus, mas também como o estudo de como Deus interage com sua criação. A teologia pública analisa o que a fé significa na “vida secular” (a arena pública). Os escritores exploram uma ampla gama de áreas cruciais da vida atual e trazem encorajamento e visão renovada ao considerarem o ensino bíblico e os princípios cristãos como sendo relevantes e, assim, procuram descobrir como a igreja pode realmente ser luz e sal, anunciando transformação e mudança. É leitura essencial para todas as faculdades teológicas e cristãos interessados.
The Most Rev Benjamin A. Kwashi, DMin
Bispo de Jos, Nigeria
Secretário-Geral, Global Anglican Future Conference (GAFCON)
O trabalho neste livro de estudiosos conceituados de África é uma pesquisa confiável que abordou a maioria das questões teológicas no terreno na África. Os vários tópicos descritos neste livro representam os desafios que afetam os africanos e destacam o fato de que a teologia deve continuar a se envolver com esses tópicos para se trazer mudanças positivas para as comunidades africanas. Gostaria de elogiar todos os colaboradores deste projeto por sua profunda preocupação com a África. Os leitores não apenas obterão informações, mas também serão capacitados para entender questões que afetam as comunidades africanas. Este livro vai além da mera leitura para se tornar um recurso académico.
Rev. Gertrude Aopesyaga Kapuma, PhD
Professora Sénior,
Teologia Prática (Cuidado Pastoral e Aconselhamento),
Zomba Theological College, Malawi
Os autores deste recurso crítico demonstraram sucintamente e com integridade teológica, bem como pesquisa aprofundada, o lugar da teologia pública na África. Leia a sua conta em profundidade!
Thabo Makgoba, PhD
Arcebispo da Igreja Anglicana Cidade do Cabo, África do Sul
Este livro representa um presente oportuno do coração da África na hora certa. É uma coleção de ensaios com nuances e de fácil leitura, tecendo uma variedade de questões que pertencem uma à outra, mas muitas vezes são desarticuladas. Sua principal preocupação é a relação entre a vida cotidiana das pessoas e suas convicções de fé. O livro desafia profundamente congregações e centros de aprendizagem em África e no resto do mundo. A perspetiva de cada capítulo aborda questões teológicas e sociais de forma crítica e transformadora. Algo que representa um fio de ouro é o revisitar a vida pública africana a partir de diferentes perspetivas bíblicas. A pesquisa para o livro foi feita sem detalhes irrelevantes. É altamente recomendado para quem deseja ter um novo olhar sobre as ricas e complexas realidades das sociedades africanas dentro de seus contextos religiosos.
Elna Mouton
Professora Emérita, Novo Testamento,
Ex-reitora da Faculdade de Teologia,
Universidade de Stellenbosch
África do Sul
Gratos estamos a Deus pelo trabalho de amor oferecido pelos autores da Teologia Pública Africana para o povo da África. Este importante trabalho abre um caminho fecundo para a relevância evangélica no continente africano. De facto, por gerações, os evangélicos evitaram a praça pública e escaparam para a esfera privada da moralidade pessoal, salvação pessoal, estudo pessoal da Bíblia e evangelismo pessoal, vendo estes como a soma total do que os cristãos são chamados a ser e fazer no mundo.
O distinto intelectual público queniano, Professor Ali Mazrui, descreveu a situação africana assim: “Os africanos podem não ser as pessoas mais brutalizadas do mundo, mas certamente são as mais desumanizadas”. Ele estava certo, e é essa condição que desafia os teólogos africanos a teologizar de forma diferente sobre sua fé e explorar sua relevância pública. Sua “paróquia” exige isso.
Em sua compilação da Teologia Pública Africana , Agang, Hendriks e Forster deram uma valiosa contribuição para a formação de pastores e teólogos chamados a servir o povo africano, que em muitos aspetos são como ovelhas sem pastor.
Rev Moss Ntlha, MTh
Secretário Geral
Aliança Evangélica da África do Sul
Este livro pressiona exatamente onde dói. Mais uma vez, os teólogos africanos demonstraram sua disposição e capacidade de abordar questões que importam para a igreja em África. É uma iniciativa louvável que saúdo. A Teologia Pública Africana é um convite para sair do caminho já percorrido de fazer teologia. Apresenta a ideia de que para a África se tornar a África que queremos, devemos lutar pela África que Deus quer. Não é, portanto, surpreendente que a Bíblia seja vista como a pedra angular deste projeto que busca a renovação e restauração da África. O tempo em que a igreja apenas ora e proclama mudanças já passou. Este livro chama os cristãos africanos a “sujarem as mãos” e tornarem-se agentes da transformação da África. Ele foca honestamente nas questões-chave que precisam de nossa atenção, sugere novas atitudes e propõe direções para a práxis adequada. Este livro é notavelmente bem escrito e bem organizado, intelectualmente gratificante e bíblico e teologicamente sólido.
Yacouba Sanon, PhD
Professor, Université de l’Alliance Chrétienne d’Abidjan, Cote D’Ivoire
Presidente do Conselho e Editor Geral, Africa Bible Commentary
Esta é uma ignição importante para uma introdução à teologia pública na África. Explicando a natureza e a fundamentação teológica trinitária da teologia pública e nomeando uma série de assuntos que são desafios concretos a serem abordados, o livro termina desafiando a igreja em sua tarefa nesta perspetiva e contexto. Os autores africanos estão a escrever sobre os desafios africanos de dentro e para o contexto africano. No entanto, este livro não é relevante apenas para os africanos; Cristãos em outros contextos também podem ganhar muito com as percepções oferecidas aqui. Há honestidade e autocrítica, bem como uma voz profética. Os cristãos são chamados a atuar com competência, tanto teológica quanto outras conforme a necessidade, para atuar na esfera pública, contribuindo vigorosamente como igreja na sociedade sem se impor. A teologia pública oferecida aqui é bíblica e contextualmente fundamentada e teologicamente refletida, oferecida em linguagem muito acessível, com questões pertinentes para posterior discussão e reflexão. Uma contribuição muito relevante e encorajadora para envolver a esfera pública na África.
Rudolf von Sinner, Theol Habil
Professor Associado de Teologia Sistemática, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Curitiba, Brasil Presidente da Global Network for Public Theology
Em nosso mundo complexo, pós-colonial, pós-moderno, pluralista e global, pensar biblicamente e teologicamente sobre o testemunho público da fé cristã tornou- se criticamente importante. É urgente explorar e trazer à tona a contribuição que a nossa fé dá ao bem comum e ao crescimento humano. E é exatamente isso que se faz na Teologia Pública Africana ! É um livro novo e inovador que aborda questões cruciais de fé e vida pública para pessoas comuns na África e defende uma presença cristã redentora no mundo. Os eruditos africanos que escrevem neste livro argumentam corajosamente e convincentemente que os cristãos têm uma contribuição a dar para alargar o horizonte e a visão mais ampla da ÁFRICA 2063 e mostram especificamente qual é o papel único que a teologia pública africana pode desempenhar em trabalhar para alcançar essa visão. Estou certo de que esta notável coleção de estudos influenciará a opinião pública, inspirará a ação pública e impactará as políticas públicas. Eu recomendo-o de todo o coração.
Corneliu Constantineanu, Theol Habil
Professor de Teologia Pública,
Director do Intercultural and Interconfessional Research Centre, Aurel Vlaicu University of Arad, Romania
A Teologia Pública Africana é um empreendimento teológico coletivo monumental, que desafia a igreja global de modo geral e africana em particular a engajar-se na busca de soluções para os dilemas que enfermam a realidade humana de forma transversal. É uma convocação à comunidade de fé em África para celebrar a sua fé em praça pública e servir de ponto de referência moral para um continente que clama desesperadamente pela manifestação dos filhos de Deus. É uma ferramenta prática que desperta a consciência missionária dos cristãos, e os desafia no sentido de assumirem-se como agentes da Missio Dei em suas áreas de intervenção púb

  • Univers Univers
  • Ebooks Ebooks
  • Livres audio Livres audio
  • Presse Presse
  • Podcasts Podcasts
  • BD BD
  • Documents Documents